contato@sao-al.com.br

Anvisa proíbe marca de lentes de contato coloridas

Anvisa proíbe marca de lentes de contato coloridas

Na última quinta-feira (19) foi publicado no Diário Oficial da União a proibição da venda das lentes de contato coloridas da Nipon Cosplay, vendidas para uso estético e composição de fantasias.

 

Os produtos estavam sendo vendidos e comercializados sem cadastro ou registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As lentes eram vendidas online na loja oficial da Nipon Cosplay.

 

Por que essas lentes são perigosas à saúde?

Produtos sem a aprovação da Anvisa não passam por seu processo de avaliação e podem estar contaminadas ou mesmo causarem problemas nos olhos, como ressecamento.

 

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier de Campinas (SP), mesmo lentes devidamente registradas na Anvisa só devem ser usadas após avaliação médica. "A estimativa é de que 16% da população brasileira não pode usar lente de contato e as principais contraindicações são olho seco, doença oculares externas, alergia e borda da córnea irregular", afirma o especialista.

 

De acordo com a oftalmologista Tania Schaefer, membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), o descuido com a manutenção e conservação pode levar a processos alérgicos, infecções ou mesmo à perda da visão, pela contaminação de bactérias que lesionam as córneas.