contato@sao-al.com.br

Alagoano conquista prêmio de oftalmologia durante evento em Los Angeles

Alagoano conquista prêmio de oftalmologia durante evento em Los Angeles

O alagoano João Marcelo Lyra recebeu esta semana o prêmio científico internacional mais importante da oftalmologia, o ASCRS Film Festival, que foi realizado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Ele conquistou o prêmio na categoria Inovações em Cirurgia Refrativa. A premiação acontece há 35 anos e promove o reconhecimento dos cientistas que se destacam em todo o mundo no ramo das pesquisas.

 

Nas redes sociais, o oftalmologista alagoano ressaltou a alegria de receber esse reconhecimento e destacou a importância da pesquisa multidisciplinar e o apoio governamental para a realização do trabalho vencedor.

 

"É com imensa alegria que compartilho com todos vocês a conquista do Prêmio ASCRS Film Festival, que recebi na cerimônia de hoje. Ao meu lado, durante todo o evento, minha esposa, amiga e companheira Danita Lyra. Esta vitória é o reconhecimento de todo empenho e dedicação da equipe BrAIn. Gratidão!", diz trecho da postagem.

Em outra imagem compartilhada, ele continua: "Este importante prêmio internacional de inovação foi alcançado graças à pesquisa interdisciplinar unindo computação e oftalmologia, com apoio da Fapeal, por meio do Projeto Tecnova. Mostra que o avanço da ciência em Alagoas e no Brasil é possível devendo continuar, e se fortalecer. A fórmula composta por interdisciplinaridade, apoio governamental e o envolvimento das empresas forjam uma cultura da inovação. Nosso país tem uma saída bem clara em direção ao desenvolvimento: seguir o facho de luz que irradia o caminho em direção à pesquisa aplicada diretamente às necessidades das empresas e da sociedade. É um pequeno passo, mas pode ser um grande salto rumo a um país mais justo e soberano", pontuou.

O ASCRS Film Festival é um evento realizado para homenagear os melhores cientistas em oftalmologia. Os filmes são julgados com base no valor de aplicabilidade/educação, originalidade, conteúdo/validade científica, clareza, qualidade cinematográfica e efeitos artísticos. Os produtores vencedores são anunciados durante cerimônia, que este ano aconteceu na última segunda-feira (8). 

 

João Marcelo Lyra é oftalmologista e já foi secretário Municipal de saúde de Maceió, cargo que deixou em 2013. No ano passado, ele já havia sido premiado durante o XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa com o mesmo trabalho vencedor do ASCRS Film Festival, intitulado "Data Integration: Key to improve decision process in Refractive Surgery Screening" (Integração de Dados: Chave para Melhorar o Processo de Decisão na Triagem da Cirurgia Refrativa).

 

Fonte: http://gazetaweb.globo.com/