contato@sao-al.com.br

No verão é preciso ficar atento à saúde ocular

No verão é preciso ficar atento à saúde ocular

Muitos cuidados são necessários no verão, uma vez que, nesta época, os raios ultravioletas são mais fortes e podem ser prejudiciais à saúde. No geral, a população toma cuidado com a pele, passando protetor solar e hidratante, porém não se atenta aos olhos, que também sofrem muito com a exposição ao sol.

Os riscos de doenças aumentam, podem ser queimaduras, infecções e irritação na córnea. O problema pode se agravar quando não se usa os óculos de sol, geralmente, quem tem alguma falha na visão e precisa usar óculos de grau ou lentes, não se atenta aos cuidados necessários e sofre consequências negativas.

Em dias claros, quando os níveis dos raios ultravioletas se elevam, é muito importante utilizar óculos de sol para proteger os olhos, muitas pessoas não dão atenção a isso. Os pacientes costumam reclamar de fotofobia, que é quando a pessoa não consegue olhar diretamente para a luz, geralmente são os míopes e pessoas de peles mais claras que sofrem com este problema.

Uma dúvida recorrente de quem vai à ótica é sobre a possibilidade de colocar grau nos óculos de sol. É totalmente viável fazer essa aplicação, mas é necessário tomar alguns cuidados, principalmente com o tipo de armação que será escolhido.

A importância de ter um profissional para acompanhar este procedimento. É necessário ter um ótico de confiança para escolher qual é a armação mais adequada para cada rosto, porque o tamanho influencia na espessura e na qualidade de visão dos óculos. É preciso também escolher lentes que permitam fazer a coloração. É possível fazer a polarização das mesmas, o que permite, por exemplo, que a pessoa não sofra com as mudanças bruscas de luz.

 

Fonte: Portal da Oftalmologia