contato@sao-al.com.br

Não esqueça os óculos de grau ao dirigir.

Não esqueça os óculos de grau ao dirigir.



Você usa óculos de grau e dirige sem eles? Não faça isso! Além de prejudicar a qualidade da visão e a segurança das outras pessoas, essa atitude pode custar caro. De acordo com Departamento Nacional de Trânsito (Detran), conduzir veículos sem lentes obrigatórias pode acarretar em multa de R$ 191,54, além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


“Na CNH de motoristas identificados com problemas de visão vem uma observação que o uso de óculos de grau é obrigatório. Além de pesar no bolso, a falta do uso das lentes pode provocar acidentes, já que, dependendo do grau, a pessoa não consegue enxergar direito, reduzindo o tempo de reação no trânsito”, explica Dr. David Brandalise Neto, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos.

O médico enfatiza que os óculos de grau nunca devem ser substituídos por lentes solares comuns. “Para aqueles que sentem muita sensibilidade ao exporem os olhos à claridade, uma ótima opção é colocar grau nos óculos de sol ou realizar um tratamento fotocromático nos óculos incolores. Isso diminui o desconforto e garante uma boa visão”, explica.


Dr. David Brandalise esclarece que apesar dos óculos escuros oferecerem mais conforto à quem usa, as lentes incolores, também, proporcionam a proteção necessária contra a radiação UV. “ As pessoas devem ter atenção especial aos óculos escuros de procedência duvidosa, pois muitas vezes eles não têm a proteção UV, abrindo a pupila para entrada adicional de raios nocivos, o que acelera as patologias oculares, que normalmente são encontradas em pacientes mais idosos”, conclui





Fonte: Centro de olhos