contato@sao-al.com.br

O Melhor do Norte-Nordeste - Glaucoma

  O Melhor do Norte-Nordeste - Glaucoma

A Sociedade Alagoana de Oftalmologia promoveu no último sábado (09), o curso “O melhor do Norte-Nordeste”, que contou com a Dra. Marcia Medeiros (AL) e o Dr. Hellmann Dantas (PE) como palestrantes. O título do evento é uma referência ao XXII Congresso Norte Nordeste de Oftalmologia que ocorreu em Maceió há 1 mês e teve grande repercussão pela excelência do conteúdo científico.

Este primeiro evento pós-congresso teve como tema principal o "Glaucoma", e as palestras ministradas foram "Campo Visual no Glaucoma" (Dra. Marcia Medeiros) e "OCT em Glaucoma" (Dr. Hellmann Dantas).

A SAO reafirmou seu compromisso com a educação continuada atraindo cerca de 40 oftalmologistas de todo o estado para atualização e troca de conhecimentos.

Após as palestras o presidente de SAO, Homero Costa, informou que os próximos eventos científicos já estão planejados, para Maceió e também para Arapiraca. O primeiro deles será no próximo dia 07/05/2016, dia do oftalmologista, com o palestrante Celso Cunha que irá abordar o tema de Refração. Outros temas nas áreas de Catarata, Ceratocone e Retina darão continuidade ao "melhor do norte-nordeste".

Homero destacou ainda a importância do engajamento de todos para a defesa da classe oftalmológica, e apresentou o novo site da sociedade.

Em seguida o Dr. Isaac Ramos, vice-presidente da SAO, agradeceu aos patrocinadores, Hoya e Allergan, e ao Instituto de Olhos de Maceió por ter cedido o espaço para o evento. Aproveitou ainda para parabenizar o Instituto, na pessoa do Dr. Allan Barbosa, pelos 20 anos de sua existência, fato que foi aplaudido por todos.


Sobre o Glaucoma

Glaucoma é uma doença que lesa progressivamente as fibras do nervo óptico, que fazem a conexão do olho com o cérebro, mandando as informações visuais no formato de impulsos elétricos. A Pressão Intra-ocular elevada é o principal fator de risco para desenvolver glaucoma. Na avaliação do paciente com glaucoma ou suspeito, há a necessidade de se comparar exames ao longo do tempo, tanto os que avaliam a função do nervo óptico (campos visuais) quanto os que caracterizam sua estrutura (retinografias e tomografias).


A Sociedade Alagoana de Oftalmologia está presente nas redes sociais e pode ser visitada no perfil Facebook.com/sociedadealagoanadeoftalmologia.