A Sociedade Alagoana de Oftalmologia promoveu no último sábado (27), o curso “O pulo do gato no diagnóstico e tratamento do Glaucoma”, com o Dr. Augusto Paranhos Junior, que é mestre, doutor e livre docente pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina e post-doc em Glaucoma pela Universidade de YALE. O curso foi o primeiro evento científico promovido pela nova diretoria da Sociedade Alagoana de Oftalmologia – empossada em fevereiro de 2015-, e reuniu cerca de 80 pessoas, entre estudantes e médicos da área, em uma das salas do Cinesystem do Parque Shopping Maceió.
Antes do início da aula o presidente de SAO, Homero Costa, apresentou os membros da nova diretoria: Isaac C. Ramos, vice-presidente, Marina Rezende, secretária, Carlos Anchieta, tesoureiro, e no conselho fiscal, os médicos Rodrigo Ribeiro, Eglaílson Dantas e Marcelo Tenório. Homero Costa prestou contas das atividades realizadas de fevereiro até o momento, informou que outros eventos científicos já estão sendo planejados, para Maceió e também para Arapiraca, e convidou a todos para fazerem-se presentes na instituição. “A finalidade da Sociedade Alagoana de Oftalmologia é promover o progresso, o aperfeiçoamento e a difusão da especialidade; defender a ética e os interesses profissionais dos seus membros; coordenar todas as produções científicas relacionadas com a especialidade; promover reuniões ordinárias, bem como as extraordinárias e propiciar o relacionamento social da classe médica. Mas para fazermos tudo isso é preciso o engajamento de todos e a contribuição para a viabilização dos projetos”. Afirmou o presidente da SAO.
A aula do Dr. Augusto Paranhos aconteceu em dois módulos e no intervalo os convidados puderam relaxar no momento “pipoca e refrigerante”, enquanto trocavam ideias sobre o conteúdo estudado. Vitor Leão de Carvalho, residente em oftalmologia, elogiou a qualidade do evento e relevância do Professor, profundo conhecedor do tema Glaucoma. “Ter a presença do Dr. Augusto Paranhos aqui em Maceió, nos dá a oportunidade de acesso a uma ampla gama de informações sobre uma doença que está sofrendo uma revolução, tanto no diagnóstico, quanto no tratamento. Eventos como este aproximam os profissionais daqui do que há de mais atual nas descobertas científicas da área”. O oftalmologista com 30 anos de experiência, Joaquim Arquiminio de Carvalho, achou o encontro importante como reciclagem e aquisição de novas técnicas. “É extremamente importante cursos como este. Serve de reciclagem para os mais antigos na profissão e como ensinamento aos que estão se formando. Saio daqui hoje com o tema atualizado e gostei especialmente da técnica de comparação das fotos para ajudar no diagnóstico e acompanhamento do tratamento”.
Sobre o Glaucoma: Glaucoma é doença que lesa as fibras retinianas que fazem conexão do olho com o cérebro, mandando as informações visuais no formato de impulsos elétricos. Na avaliação do paciente com glaucoma ou suspeito, há a necessidade de se comparar exames ao longo do tempo, tanto os que avaliam a função do nervo óptico (campos visuais) quanto os que caracterizam sua estrutura (retinografias e tomografias).
O evento contou com o patrocínio da Allergan e da Hoya. VEJA ABAIXO AS FOTOS DO EVENTO!