contato@sao-al.com.br

Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez

Alterações visuais relacionadas aos hormônios da gravidez

 

Durante nove meses, período da gestação, a grávida passa por mudanças emocionais, psicológicas e físicas. Muito mais do que uma barriga que não para de crescer ou enjoos, a gestação modifica praticamente todo o organismo da mulher, inclusive os olhos. Isso mesmo que você leu, os olhos!



É comum que as alterações do metabolismo, do perfil hormonal e da circulação na mulher grávida, afetem o funcionamento da visão, ocasionando distúrbios temporários ou até mesmo permanentes. Segundo pesquisas, essas alterações ocorrem devido ao aumento dos níveis de progesterona – hormônio fundamental na gravidez. Especialistas acreditam que essa “progesterona extra”, necessária para ajudar o progresso do bebê, afete o colágeno da córnea.



Entre os problemas visuais mais comuns nas gestantes, estão:

Síndrome do Olho Seco

Considerado um problema temporário e que tende a desaparecer logo após o nascimento do bebê, o olho seco ocorre em função de alterações hormonais típicas da gravidez aliadas às condições externas, como exposição ao ar condicionado, vento, fumaça e poeira. Coceira, vermelhidão, sensação de que há areia ou cisco dentro dos olhos são alguns dos sintomas.

Sensibilidade à luz

De acordo com pesquisas, durante a gestação, a sensibilidade da córnea diminui, principalmente nos últimos três meses, e volta ao normal pouco tempo depois de o bebê nascer. Em geral, esse é um dos sintomas da enxaqueca, que pode ser acentuada no período da gravidez, por conta das variações hormonais.


Mudança de grau

As variações hormonais também podem acarretar mudanças refrativas. O aumento da espessura e da curvatura da córnea e o aumento da curvatura do cristalino poderão em alguns casos levar a um desvio refrativo, aumentando a graduação dos óculos ou lentes de contato. A condição geralmente é transitória e volta ao normal de sete a oito meses após o nascimento da criança. Entre os sintoma, estão: dores de cabeça e tontura.



Visão manchada e/ou pontos pretos na imagem

Tanto a visão manchada como a percepção de pontos podem ser sinais de pressão alta durante a gravidez. O quadro exige acompanhamento médico, já que os níveis muito elevados de pressão sanguínea podem provocar o descolamento da retina.



Desdobramentos da Pré-Eclâmpsia

Ocorrendo geralmente depois da 20º semana de gestação, a pré-eclâmpsia trata-se de um estado de hipertensão. Os seus desdobramentos podem ser identificados através dos olhos em 5% a 8% das gestantes. Os principais sintomas são a perda temporária da visão, maior sensibilidade à luz, visão embaçada ou formação de halos ou flashes.



Desdobramento do diabetes gestacional

Durante a gravidez há o aumento de produção de HPL (Hormônio Lactogênio Placentário) que inibe a produção de insulina, aumentando os níveis de açúcar no sangue. Altas taxas associadas ao diabetes podem danificar os vasos sanguíneos que alimentam a retina, ocasionando na visão problemas relacionadas à nitidez e ao foco. Entre eles: hemorragia vítrea (formação de vasos que comprometem o vítreo, provocando a obstrução súbita da visão); glaucoma neovascular (formação de neovasos na íris, aumentando a pressão intraocular que resulta na perda da visão) e retinopatia diabética ( crescimento de neovasos na retina que comprometem a saúde da membrana, com alto risco de cegueira). No Brasil cerca de 7% das gestantes desenvolvem a doença.

Caso a gestante apresente qualquer um desses sintomas oculares, o ideal é procurar um oftalmologista imediatamente. Em muitos casos é necessário realizar a avaliação em conjunto com o obstetra.


O Manual da boa visão: cuidados que todas as grávidas devem ter!

Conte com um acompanhamento médico: para garantir o  bem-estar e a saúde da gestante e também do bebê ao longo dos nove meses, é essencial ter um acompanhamento médico. Não negligencie sua saúde;

Mantenha cautela ao utilizar medicamentos: a medicação incorreta pode provocar diversas complicações na gravidez. Por isso, ingira apenas remédios indicados pelo médico obstetra, mesmo que o sintoma parece simples;



Estilo de vida saudável: mantenha uma dieta equilibrada, repouso e abstinência de fumo, álcool ou drogas. Em alguns casos, é aconselhável o uso de suplementos vitamínicos e de oligoelementos, como ácido fólico, ferro e cálcio.

 

 

Fonte:www.cbo.net.br