contato@sao-al.com.br

Pesquisa revela que 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista

Pesquisa revela que 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista

 

Segundo levantamento inédito da SBG (Sociedade Brasileira de Glaucoma), 36% dos brasileiros adultos nunca foram ao oftalmologista e outros 18% fizeram apenas uma consulta durante toda a vida. Para chegar a esse resultado, a pesquisa entrevistou 2.002 pessoas em todo o País no mês de junho.

A procura por médicos da especialidade só é encarada como importante quando o paciente apresenta problemas graves nos olhos. Estima-se que exista 1 milhão de brasileiros com glaucoma, mas apenas 50% estão em tratamento.


Em grande parte, a situação é consequência do desconhecimento sobre a doença: 42% dos homens e 29% das mulheres não sabem o que é glaucoma. A falta de informação não fica só entre os menos escolarizados. Cerca de 10% dos entrevistados com nível superior disseram não conhecer a doença.


Dos entrevistados que conhecem o glaucoma, 88% sabem que a doença provoca a perda da visão, mas 41% deles acham que o problema pode ser revertido com tratamento.

Entretanto, como o glaucoma é uma doença progressiva causada pelo aumento da pressão intraocular (o que provoca lesões no nervo óptico), os tratamentos não conseguem reverter o quadro, apenas controlam a situação por meio de medicação – que muitas vezes exige o uso constante de colírios pela vida inteira – ou cirurgias.


A doença, se não for tratada no início, pode levar à cegueira.

 

Fonte: http://drauziovarella.com.br