contato@sao-al.com.br

Cirurgia de catarata traz ganhos aos portadores de Alzheimer

Cirurgia de catarata traz ganhos aos portadores de Alzheimer


Os resultados de um estudo mostraram que portadores de Alzheimer submetidos à cirurgia da catarata obtiveram ganhos importantes em qualidade de vida e  melhora no humor.


Os dados são especialmente úteis para as pessoas que cuidam de portadores de Alzheimer, uma vez que a maioria dos homens e mulheres com a doença não são capazes de comunicar que estão tendo dificuldade em enxergar. O estudo publicado em revista especializada, incluiu 38 pacientes, a maioria mulheres perto de completar 80 anos de idade, portadores de Alzheimer, nas suas formas leve e grave.


Os participantes também tiveram a visão prejudicada porque a visão se tornará nebulosa, em consequência de catarata. Após a cirurgia, a visão melhorou potencialmente em quase todos os casos. Os testes padrão dos participantes realizados um mês e três meses depois da cirurgia revelaram que os pacientes com Alzheimer leve haviam experimentado as maiores melhorias.


Confira os resultados:


 - 25% mostraram “alguma melhora” com base na sua capacidade de realizar tarefas simples, como a repetição de uma série de palavras. Não houve       melhora em tarefas complexas tais como contar dinheiro, por exemplo.

- 5% eram mais capazes de alimentar e lavar-se, possivelmente por causa de uma melhor visão.

- 30% mostraram mais interesse em interagir com os membros da família, enquanto outro terço se tornou mais hostil por razões desconhecidas.

- 50% passou a dormir melhor.




Fonte: Hosp. de Olhos do Paraná